Salar de Uyuni

Salar de Uyuni

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Bolívia - Cidade de Copacabana

Copacabana é a principal cidade do entorno do Lago Titicaca na Bolívia Esta localizada há 3.841 metros acima do nível do mar e a 155 Km, de La Paz. Faz fronteira com o Peru. Em Copacabana está a igreja de Nossa Senhora de Copacabana, padroeira do país, onde se encontra uma das imagens mais cultuadas da Virgem Maria.No século XIX uma réplica da imagem da Virgem Maria foi feita e levada ao Rio de Janeiro no Brasil, onde foi criada uma pequena igreja para a Nossa Senhora de Copacabana, constituída por comerciantes espanhóis, e algumas chácaras e sítios. A igreja foi crescendo, e acabou dando o nome ao bairro de Copacabana. No detalhe desenho na porta de entrada da igreja.



     

Lago Titicaca

Situado a 3.821 metros acima do nível do mar, e com cerca de 8.300 km², é o lago comercialmente navegável mais alto do mundo e o segundo em extensão da América Latina, superado apenas pelo Lago de Maracaibo, na Venezuela. Localizado no altiplano dos Andes, na fronteira do Peru e da Bolívia.

Bolívia - atravessia do Lago Titicaca

Travessia do Lago, haja emoção... Marinha (??) da Bolívia. Será que é da época que a Bolívia ainda tinha acesso ao mar ?

La Paz em direção ao Lago Titicaca

Na viagem de La Paz até o Lago Titicaca encontramos esta van que nos chamou a atenção pelos carneirinhos amarrados no bagageiro.

La Paz - cena comum

Uma cena comum não só pelas ruas de La Paz, mas em todo o país, são as mulheres carregando tudo que podem nas costas. Não importa a idade.

La Paz - Palácio do Governo

Palácio do Governo, com uma solenidade de entrega de vários veículos (automóveis, camionetes, motos e ônibus) por parte do governo da Venezuela para a Bolívia. Presente de Chaves para Evo. Observem a quantidade de militares atrás do Evo.

La Paz - Estádio Hernando Siles

Na verdade é um complexo esportivo.Com uma altitude de 3.640 metros, o time do Brasil sempre passa trabalho quando enfrenta a equipe da Bolívia.

La Paz

O carro foi fazer uma revisão, apertar uns parafusos e trocar o óleo. Resolvemos pegar um taxi (muito barato) para fazer um pequeno tour. Olha o painel que coisa linda!!

La Paz– Valle de la Luna

Indo do centro de La Paz até Valle de la Luna, são aproximadamente 10km. O vale é formado por uma série de erosões que aconteceram ao longo dos anos. IMPERDÍVEL!!

La Paz - protesto dos cocaleiros


Deste lado da avenida protesto dos cocaleiros que queriam um preço melhor pela folha da coca, na verdade os traficantes pagam mais. Observem do outro lado da avenida, tem outro protesto. São os compradores da folha de coca para industrialização (chá, bala, chiclete) que querem manter os preços como estão hoje. Não obervamos nenhum conflito entre as partes.

Bolívia Potosi - La Paz

Cenas que se repetiram ao longo do trecho. As bagagens em cima da lotação são sensacionais, inclusive com animais amarrados.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Potosi - o time do Flamengo não suportou a altitude

O mirante da cidade, ao fundo o Cerro Rico. Abaixo o estádio do Real Potosi onde os jogadores do Flamengo desmaiavam em campo devido à falta de oxigênio. Já habituados com a altitude, estávamos tranquilos

Potosi - Ruas estreitas e Varandas Fechadas

A ruas de Potosi são estreitas. As varandas eram fechadas e com cortinas, para que as senhoras pudessem observar, (por de trás das cortinas), o movimento na rua.

Potosi - Igrejas (belas construções)

As 80 igrejas guardam uma riquíssima coleção de arte sacra deixada pelos fervorosos católicos espanhóis. O preço da extração da "inesgotável" prata, entre 1545 e 1825, pode ser considerado um dos maiores genocídios da humanidade. Custou a vida de mais de 8 milhões de índios sul-americanos e escravos, trazidos aos milhares da África.

Bolívia - Potosi

Potosi está localizada a 3.967 metros de altitude, sendo uma das cidades mais altas do mundo. Segundo censo de 2009, sua população é de 194.298 habitantes. Foi fundada em 1546. Em 1611 já era a maior produtora de prata do mundo e tinha por volta de 150.000 habitantes. Alcançou seu apogeu durante o século XVII tornando-se a cidade mais rica do mundo, devido a exploração de prata enviada à Espanha. No entanto, em 1825 a maior parte da prata já se tinha esgotado, e a sua população caiu até os 8.000 habitantes. Dizem os potosinos que seria possível construir uma ponte com toda prata explorada indo de Potosí a Madrid e outra de ossos e restos humanos voltando de Madrid a Potosí.

Bolívia - Mina de Prata

A placa já diz tudo.

Bolívia - Saída de Uyuni em direção a Potosi

Uyuni até Potosi, são 220 km com esta paisagem e muito frio

Bolívia - Salar de Uyuni - Tanque de Combustível por Gravidade

Enfrentamos um período de racionamento de diesel na Bolívia, chegamos no posto as 8hs da manhã, e não tinha mais diesel. Fomos aos únicos 3 postos de Salar e nada de diesel. Ficamos aguardando em um posto até as 13hs quando finalmente chegou o diesel. O caminhão encosta numa rampa (observem o equilíbrio em cima de uma pedra), concecta-se uma mangueira até a bomba de combustível, e daí se faz o abastecimento. Que beleza!!!

Bolívia - Tirando o sal do carro

Depois de 400km passeando no Salar, nada mais justo do que lavar todo o carro por baixo. Este procedimento, normalmente, é feito pelos carros que trafegam no Salar.

Bolívia - Distribuição de presentes

Em alguns pueblos distribuimos bonecas (levamos 50 bonecas) e balas de banana de Garuva(levamos 10kg)entre as crianças. A maioria ficava desconfiada, mas depois o sorriso valeu a pena.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Bolívia - Uyuni (Cemitério de Trens)

Bolívia - Salar de Uyuni (Múmias)

Múmia conservadas em cavernas próximo ao Salar.

Bolíva - Isla del Pescado (Cactos Gigantes)

A Isla encontra-se a 22km de distância da “margem” do Salar. Avistam-se de longe os cactos gigantes que chegam a medir mais de 10 metros de altura. Segundo informação do guia, o cacto, em média, cresce 1cm por ano.

Bolívia - Salar de Uyuni (Geiser)

O gêiser é uma nascente termal que entra em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor para o ar. Gêiser fotografado no salar

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Bolívia - Salar de Uyuni (Isla del Pescado)

Existe uma teoria de que a Cordilheira dos Andes foi formada há milhões de anos pelo choque das placas tectônicas que acabou dividindo os oceanos. Parte desses mares ficaram a leste da Cordilheira e aos poucos evaporaram, deixando em suas bacias altiplânicas o sal de suas águas